segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Mencken e o Ser Humano. Esse é pesado hin!

O Homem é o Animal Menos Preparado. A capacidade do homem para o pensamento abstrato, que parece faltar à maioria dos outros mamíferos, conferiu-lhe sem dúvida o seu atual domínio sobre a superfície da Terra – um domínio disputado apenas por centenas de milhares de tipos de insectos e organismos microscópicos. Este pensamento abstrato é o responsável pela sua sensação de superioridade e pelo que, sob esta sensação, corresponde a uma certa medida de realidade, pelo menos dentro de estreitos limites. Mas o que é frequentemente subestimado é o fato de que a capacidade de desempenhar um ato não é, de forma alguma, sinônima de seu exercício salubre. É fácil observar que a maior parte do pensamento do homem é estúpida, sem sentido e injuriosa para ele. Na realidade, de todos os animais, ele parece o menos preparado para tirar conclusões apropriadas nas questões que afectam mais desesperadamente o seu bem-estar.

Tente imaginar um rato, no universo das ideias dos ratos, chegando a noções tão ocas de plausibilidade como, por exemplo, o Swedenborgianismo, a homeopatia ou a telepatia mental. O instinto natural do homem, de facto, nunca se dirige para o que é sólido e verdadeiro; prefere tudo que é especioso e falso. Se uma grande nação moderna se confrontar com dois problemas antagónicos – um deles baseado em argumentos prováveis e racionais, o outro disparando em direcção ao erro mais óbvio - ela, quase invariavelmente, adoptará este último. Isto aplica-se à política, que consiste inteiramente numa sucessão de asneiras, muitas das quais tão idiotas que existem apenas como palavras de ordem ou demagogia, não podendo ser reduzidas a qualquer declaração lógica.

Acontece o mesmo na religião, que, como a poesia, não passa de uma partitura orquestrada para negar as mais óbvias realidades. E é assim em quase todos os campos do pensamento. As ideias que mais rapidamente conquistam a raça, levantam os mais vibrantes entusiasmos e são defendidas com a maior tenacidade, são justamente as mais insanas. Isto pode ser provado desde que o primeiro gorila “avançado” vestiu cuecas, franziu a testa e saiu por aí a dar conferências. E será assim até que os poderes superiores, finalmente cansados desta farsa, exterminem a raça com um gigantesco e definitivo cocktail de fogo e gases mortais.

Não surpreende que a imaginação do homem seja a culpada por esta singular fraqueza. Tal imaginação, eu diria, foi o que lhe permitiu dar o primeiro salto sobre os seus colegas primatas. Permitiu-lhe visualizar uma condição de existência melhor do que a que ele vinha a experimentar e, pouco a pouco, tornou-o capaz de retocar o quadro com uma certa realidade crua. E até hoje ele continua da mesma forma. Quer dizer, ele pensa em qualquer coisa que gostaria de ser ou ter, algo bem melhor do que outro já é ou já tem, e, então, por um processo custoso e difícil de erros e acertos, gradualmente chega ao que quer. Durante o processo, muitas vezes é severamente punido pelo seu descontentamento com as sagradas ordens de Deus. Rói as unhas, coça o queixo, tropeça e cai – e, finalmente, o prémio que ele tanto buscava derrete nas suas mãos. Mas, aos poucos, ele segue em frente ou, na pior das hipóteses, passa o bastão aos seus herdeiros ou sucessores. Pouco a pouco, ele asfalta o caminho para a sua perna restante e conquista belos brinquedos para a mão que lhe resta, com os quais brinca, e permite ao seu olho ou ouvido sobrevivente desfrutar aquela delícia.

Infelizmente, nunca se contenta com este processo lento e sanguinário. Está sempre em busca de algo cada vez mais distante. Vive a imaginar coisas além do arco-íris. Este corpo de imagens constitui o seu stock de doces credulidades, fé e confiança – em suma, o seu fardo de erros. E este fardo de erros é o que distingue o homem, mesmo acima da sua capacidade de chorar, do seu talento para mentir, da sua excessiva hipocrisia e bazófia, relativamente a todas as outras ordens de mamíferos. O homem é o pirata par excellence, um ingénuo incomparável, o bobo da corte cósmica. Ele é crónica e inevitavelmente enganado, não apenas pelos outros animais e pelas artimanhas da natureza, mas também (e mais particularmente) por si mesmo – pelo seu incomparável talento para pesquisar e adoptar o que é falso, e por negar ou desmentir o que é verdadeiro.

A capacidade para discernir a verdade essencial, de facto, é tão rara nos homens quanto comum entre os corvos, sapos ou sardinhas. O homem capaz desse discernimento é de uma qualidade mais do que extraordinária – mesmo, talvez, que seja profundamente mórbido. Demonstre uma nova verdade lastreada de qualquer plausibilidade natural para uma multidão, e nem uma pessoa em 10 mil suspeitará da sua existência, e nem uma pessoa em 100 mil irá adoptá-la sem feroz resistência. Todas as verdades duradouras que se impuseram ao mundo no decorrer da História foram mais combatidas do que a varíola, e todo o indivíduo que as recebeu bem e lutou por elas foi, absolutamente sem excepção, denunciado e punido como um inimigo da espécie. Talvez o “absolutamente sem excepção” seja um exagero. Eu o substituiria por “cinco ou seis excepções”. Mas quem seriam essas cinco ou seis excepções? Deixo a resposta a cargo de vocês; eu próprio não conheço nenhuma. Mas, se a verdade é sempre mal recebida, o erro é recebido de braços abertos.

Qualquer homem que invente uma nova imbecilidade recebe salvas de palmas e torna-se o dono da verdade; para as grandes massas, ele é o bom ideal da humanidade. Dê um giro pelos últimos mil anos da História e descobrirá que 90% dos ídolos populares do mundo – não me refiro aos heróis de pequenas seitas, mas a ídolos mundialmente populares – não passaram de casos baratos de nonsense. Tem sido assim em política, religião e em qualquer outro departamento do pensamento humano. Mesmo tais casos já enfrentaram alguma oposição, uma vez ou outra, de críticos que os denunciaram como charlatães e os refutaram assim que abriam a boca. Mas, ao lado de cada um deles, havia a titânica força da credulidade humana, e isto bastava para destruir os seus inimigos e estabelecer a sua imortalidade.

4 comentários:

  1. Vi, você sempre fantástisco, e ainda escreve de "facto". :)

    ResponderExcluir
  2. Não tem mais vida ou sua vida de aparência te consumiu?

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Caraaaaaaaaaarai, até enrolou os neurônios, mas ai, por que o homem mente pra si mesmo? Será que é pra alterar a realidade que é para ele insuportável?

    ResponderExcluir