segunda-feira, 25 de maio de 2009

Jesse Owen, Star Wars e Selassie...








Nada liga os 03 nomes do título deste post, a não ser a data de hoje. 25 de Maio.
Em 1936 em plenos jogos olímplicos, o mano aí fez Adolf Hitler (mais conhecido em sua rua como adolfinho); abandonar o estádio Olímpico por ter ganho 04 medalhas de ouro em 45 minutos. O problema é que Hitler sendo o soberano do cabaré, ops, da nação alemã à época, tinha obrigação de cumpimentar Owens, e pelo fato dele ser negrão... bom vazou para não pagar um pau!
Mas o próprio Owens diz o seguinte: "minha maior conquista não foi contrapor-me ao regime hitlerista, mas sim abalar a noção preconceituosa da nação americana no século XX".
Ou seja EUA e Alemanha eram igaulmente racistas à época (e hoje??) Em 1977 no mesmo dia 25 de maio, estreiava nos cinemas Star Wars...
Na boa, o Lado Negro da Força (só para fazer um paralelo medíocre com o Owens); é muito mais interessante do que o lado luminoso. A julgar pelos códigos de cada lado.
Saca só!
Código Jedi (O lado bão da coisa) :
  • Não existe emoção, existe paz.
  • Não existe ignorância, existe conhecimento.
  • Não existe paixão, existe serenidade.
  • Não existe morte, existe a Força.

Filosofia Sith (o lado digamos, mais interessante, ops, mau) :

  • Paz é uma mentira, só existe paixão.
  • Através da paixão, ganho Força.
  • Através da Força, ganho poder.
  • Através do poder, atinjo a vitória.
  • Através da vitória, as minhas correntes são quebradas.
  • Assim, a Força me libertará.
Ah, sim. Em 25 de maio comemora-se a criação ou fundação da Organização da Unidade Africana (OUA). Foi criada em 1963 na Etiópia, por iniciativa do Imperador etíope Haile Selassie. É reconhecida a influência que Haile Selassie teve sobre o movimento negro, em especial em lideranças do movimento negro, como Martin Luther King e Nelson Mandela. Agora encará-lo como um messias, e isso o é feito pela religião Rastafári, que crê que Haile Selassie vive, e conduzirá os negros de volta à África, e é Deus Vivo. Em entrevista em 1968 à Hoffman ele fica lá falando de Cristo... E diz que Ele é a força maior e não sei o que... Já não entendo porra nenhuma, pois na moral, seu nome era Tafari... Ras é um título imperial ok? Aí o cara foi deposto pela assemlbléia etíope certa época por ter se tornado muçulmano. Citava Jesus e era um ditador. Eu não caio nesse aplique. E outra. Citei Jesus pois é uma unanimidade para àqueles que acreditam nele, que é a maioria aqui no ocidente! E Selassie é o seguinte:
Foi um cara importantíssmo para seu povo e tal. A "causa negra" que é uma causa de todos nós, em todo mundo, deve um respeito enorme à ele. Mas Deus Vivo? Po... Me ajuda aí!
Há um episódio em que durante sua visita ao Brasil (foto acima ao lado de Juscelino); um golpe militar fora deflagrado em seu país e, ele teve de voltar às pressas para lá. O embaixador brasileiro preocupado (de caô mas mandou essa), com a situação e a retalhação que poderia vir de Selassie, o fez prometer que ao voltar resolveria tudo pacificamente. Sem derramar uma gota de sangue.
Pois bem, ele matou os insurgentes todos enforcados...
De qualquer forma, viva a África, viva Owens e Star Wars..
O lado Negro da Força.
Que a força esteja contigo!!!

link da entrevista de Selassie num blog amigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário