terça-feira, 26 de maio de 2009

Miles... o Maior.


Puta coincidência. Estou aqui em casa com o livro de um chegado que me cobrou a devolução deste, e minutos atrás o coloquei na bolsa para não esquecer, pois meu DDA anda bombando. Pois bem, o livro em questão é Kind of Blue. É homônimo ao álbum e narra a construção deste que é considerado o maior disco de jazz de todos os tempos. Vamos ao nome do cara: Miles Davis.
E afinal, qual é a coincidência? Simples. Hoje seria seu aniversário e na boa, não dá
para deixar Mr. Davis passar batido.
Hoje vou ouvi-lo o dia inteiro. Kind of Blue além de premiadíssimo, detém a marca de álbum de jazz mais vendido da história do mercado fonográfico mundial!
Seguido de perto, no segundo lugar, por Getz & Gilberto, que falaremos num momento mais oportuno. O cara nunca foi considerado um virtuoso se comparado aos seus antecessores e contemporâneos como Dizzy, Roy Eldridge, Louis Armstrong, Buddy Bolden entre outros. Mas notabilizou-se por criar estilos.
Por ser cirúrgico em seu estilo de tocar. Davis tinha um som puro e claro, mas também uma incomum liberdade de articulação e altura. Ele ficou conhecido por ter um registro baixo e minimalista de tocar, mas também era capaz de conseguir alta complexidade e técnica com seu trompete.
Montou várais guigs phodas e lançou músicos como: Chick Corea, Herbie Hancock, John Coltrane, Wayne Shorter, Bill Evans só para ficar em poucos e mais conhecidos nomes.
Nasceu rico. Foi fodido. Filho de pai dentista e mãe musicista. Tocava piano blues mas escondia este fato do filho que aos 13 anos iniciou educação musical com um trompete que seu pai lhe deu. A escolha do instrumento pelo pai, fora uma provocação à mãe que detestava o som agudo do trumpete. Aquela coisa meio de pai cotinthiano que presenteia o filho recém nascido com um macacãzinho do timão só para provocar a mãe sãopaulina... rs
Seu professor lhe dava reguadas na mão sempre que ele mandava um vibrato nas aulas, e isso moldou sua maneira de tocar. Segundo Miles:
“Eu prefiro um som agradável sem atitude, como uma voz agradável sem muito trêmolo e sem muitas linhas de baixo. No meio termo. Se eu não consigo esse som, eu não consigo tocar nada.”
Bom aí vai a dica do dia? Da semana? Do mês? Não. Para o resto da vida.! Miles Davis.

Frase de Miles: Para mim a vida e a música são só uma questão de estilo.

Under...son

Nenhum comentário:

Postar um comentário